PROGRAMA & EXERCÍCIOS

Meios Digitais | Licenciatura em Arte Multimédia [MD|AM]

Ano Lectivo 2012-2013 | 2º Semestre
Prof. Mónica Mendes » monica.mendes [at] fba.ul.pt


AULAS | HORÁRIO » Quarta-feira, 15:30-20:00 | Sala 3.07
Horário de acompanhamento »  Quartas, 20:00-21:30 + Quintas, 16:00-17:00 | Sala 3.07


» CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Nesta disciplina são proporcionadas referências e práticas para que os alunos utilizem os meios digitais para trabalhar imagens, texto e código em projectos multimédia. A concretização dos objectivos será operacionalizada através de conceitos como metáfora e paradoxo, estrutura, expressividade, hierarquia, comportamentos e prototipagem.
Os conteúdos incluem: noções de bases de dados para trabalho e arquivo e sua aplicação na disciplina – como forma organização pessoal e coordenação em equipas multimédia; usabilidade das interfaces; características das imagens digitais bitmap/raster e vectorial; composição e linhas estruturais; a expressividade da tipografia e conjugação de texto com imagem – hierarquias e categorias; optimização para impressão e para ecrã; exploração da programação para prototipagem de ideias e comportamentos em contextos artísticos.
Para aplicação prática dos conhecimentos são realizados exercícios com recurso a programas digitais de software criativo, é feita a apresentação dos trabalhos em curso nas aulas e a divulgação dos resultados é publicada online.


» OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

OBJECTIVOS GLOBAIS
O aluno deverá explorar e apreender métodos e práticas de utilização dos meios digitais para concretização de projectos multimédia com uma perspectiva global e atitude crítica. Pretende-se que obtenha competências para dar resposta aos enquadramentos conceptuais propostos e para seleccionar as tecnologias implicadas na implementação de contextos diversificados de projectos multimédia.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
>  Criar conceitos
>  Representar os conceitos recorrendo a meios digitais para concretização de projectos com manipulação de imagem, texto, e comportamentos
> Apresentar e divulgar os resultados online.


» METODOLOGIA DE ENSINO | AVALIAÇÃO
A concretização do programa faz-se através de conteúdos teorico-práticos apresentados nas aulas, de um conjunto diversificado de exercícios práticos multimédia – de carácter introdutório e exploratório – concretizados com ferramentas digitais e publicados online, e de referências bibliográficas e visitas de estudo como complemento para reflexão e exploração. A disciplina terá avaliação contínua.
Os alunos irão (I) conceber ideias e representar conceitos explorando métodos e tecnologias em contexto artístico multimédia, (II) agilizar processos de acordo com a especificidade de cada exercício, desde a criação e tratamento de imagem, à formatação de texto e exploração de ambientes interactivos – através do recurso a ferramentas digitais (FLOSS – Free, Libre and Open Source Software ou ferramentas proprietárias equivalentes disponíveis na sala de aula), e (III) apresentar os trabalhos e divulgar resultados. os alunos irão também participar na proposta, selecção e concretização de visitas de estudo relacionadas com os meios digitais.


EXERCÍCIOS

1º Exercício | IMAGEM
Início: 27 Fevereiro | Apresentação final na aula e publicação online no blog: 13 Março
[Metáfora] “O que me move, qual a minha causa?” » Representar o tema “O que me move, qual a minha causa?” através de metáforas visuais. Imagens vectorial + Bitmap/Raster [versões optimizadas para impressão e para ecrã].

2º Exercício | TEXTO
Início: 20 Março | Apresentação final na aula e publicação online: 10 Abril
[Paradoxo] Expressividade da tipografia e categorização da informação » Aferir as linhas estruturais das imagens e conjugar com texto (palavra/expressão/citação), aplicando conhecimentos essenciais de tipografia para criação de paradoxos e hierarquização de conteúdos.

3º Exercício | CÓDIGO
Início: 17 Abril | Apresentação final na aula e publicação online: 8 Maio

[Interacção e comportamentos] Desenho e animação através de programação criativa com ferramentas na criação de ambientes multimédia e interactivos.

4ª Actividade complementar | Exploração de ambientes 3D
Início: 20 Abril | Final: 26 Junho
[Volumes] Referências da criação de voulumes na perspectiva da exportação para outros contextos como a impressão 3D, incluindo visitas de estudo a hackerspace no Hardware Freedom Day (20 Abril) e a FabLab (26 Junho).

INDEX
Listagem de todos os exercícios realizados, dos temas escolhidos, documentos entregues, e da presença nas aulas » Download template index_nomeapelido


VISITAS DE ESTUDO

» Visita de estudo ao altLab no Hardware Freedom Day no dia 20 de Abril + sessão alternativa no dia 23 de Abril no altLab.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

I. Participação e aprendizagem nas aulas e nas visitas de estudo;
II. Concretização dos diversos EXERCÍCIOS e do INDEX;
III. Apresentação e publicação dos resultados.

Na realização das etapas do projecto são valorizados os seguintes aspectos: 
Criatividade, Pesquisa, Referências e Fundamentação conceptual | Implementação técnica | Evolução | | Cumprimento dos prazos | Apresentação.


» PLATAFORMA DE TRABALHO
Calendarização, programa, especificações dos exercícios, divulgação das referências das aulas e apresentação de resultados dos alunos no blog da disciplina »  https://meiosdigitais2013.wordpress.com


» BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

AAVV (2012), Digital Foundations, FLOSS Manual

CHAPMAN, Nigel, CHAPMAN, Jenny (2011) Digital Multimedia, 3rd ed., John Wiley & Sons, Ltd.

» BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DE VALK, MARLOES [2009] “Tools to fight boredom: FLOSS and GNU/Linux for artists working in the field of generative music and software art”, in Vol 28, Issue 1, 2009, Contemporary Music Review, “Generative Music”, edited by Nick Collins and Andrew R. Brown

MAEDA, John (2004) Creative Code: Aesthetics and Computation, Thames and Hudson.

REAS, Casey, MCWILLIAMS, Chandler, LUST (2010) Form+Code in Design, Art, and Architecture, Princeton Architectural Press

VESNA, Victoria (2007) Database Aesthetics: Art in the Age of Information Overflow, University of Minnesota Press, Minneapolis, London

» REFERÊNCIAS ADICIONAIS

Why Open Source Misses the Point of Free Software – GNU Project – Free Software Foundation (FSF), Richard Stallman »

LAUREL, Brenda, MOUNTFORD, S. Joy, coord. [1998] The Art of Human-Computer Interface Design, Addison-Wesley Publishing Company




Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 27 de Fevereiro de 2013

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