1º Exercício | IMAGEM [Metáforas]: “O que me move, qual a minha causa?”

Início: 27 Fevereiro | Apresentação final na aula e publicação online no blog: 13 Março

I. CONCEITO
Criar uma imagem vectorial e uma imagem bitmap que represente metaforicamente o tema “o que me move, qual a minha causa?”

II. IMAGENS
Vectorial + Bitmap/Raster [versões optimizadas para impressão e para ecrã]

III. A ENTREGAR
1. Ficheiros das imagens vectorial e raster [(1ecrã+1impressão+1processo+1ficheiro de trabalho)x2]
2. Impressão em papel [18cm medida máx. larg/alt, 5 mm margem branca em volta]
3. Index actualizado até à data [Nome Apelido, dados do Exercício IMAGEM (tema, listagem dos documentos entregues e URL do artigo no blog), faltas às aulas e data da alteração mais recente » aqui está um documento “template” » index_nomeapelido]


Metodologia

Trabalho individual e apresentação à turma | Bases: Fotografia, Pintura digital, Desenho vectorial | Mapeamento de conceitos & rapid prototyping: desenhos à mão, prototipagem em papel, fotografia | Matérias: usabilidade da interface, características do desenho vectorial e imagem bitmap e utilização das respectivas ferramentas de software (Inkscape/Illustrator, GIMP/Photoshop).

Metáfora » 1. figura de estilo que consiste em usar um termo ou uma ideia com o sentido de outro com o qual mantém uma relação de semelhança (ex.: o fogo da paixão)
2. representação simbólica de algo (Do grego metaphorá, «transporte», pelo latim metaphŏra-, «metáfora»)


Interface | Conceito

Superfície de contacto: reflecte as propriedades físicas e sugere as funções a operar [Hackos & Redish 1998]
Comunicação humano+computador & aspectos cognitivos+emocionais relacionados
com a experiência do utilizador [Laurel & Mountford 1998]
Visualização da informação e onde são conceptualizadas as abstracções  a apreender: Interfaces Visuais

Usabilidade | Heurísticas
Visibility of system [Feedback]
Match between system and the real world [Metáfora]
User control and freedom [Navegação]
Consistency and standards [Consistência]
Error prevention [Prevenção]
Recognition rather than recall [Memória]
Flexibility and efficiency of use [Eficiência]
Aesthetic and minimalist design [Design]
Help users recognize/diagnose/recover from errors [Recuperação]
Help and documentation [Ajuda]
Jakob Nielsen, Ten Usability Heuristics » + Exemplos webdesign »

Análise de Utilizadores e Tarefas
Técnicas para representar a acção das pessoas, prever dificuldades e avaliar os sistemas
– requisitos funcionais ou de usabilidade:
Pensar nos Utilizadores | Actividades | Ambiente | Seleccionar técnicas | Visitas  ao local | Preparação das visitas Condução das visitas | Entrevistas | Da análise ao design Trabalhar em função do design de interfaces | Prototipar Documentação e formação [JoAnn Hackos, Janice Redish [1998] User and Task Analysis for Interface Design, John Wiley & Sons]


Referência principal »

Digital Foundations
Imagens pelos alunos do ano anterior

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